Como funcionam as cooperativas para os pequenos agricultores
Apesar de reconhecida como fundamental para o abastecimento alimentício em todo país, a agricultura familiar brasileira ainda enfrenta uma série de obstáculos para sua subsistência. Além dos desafios impostos pela globalização com a entrada de produtos de estrangeiros no mercado brasileiro, a crescente competitividade frente aos grandes produtores rurais nacionais e os altíssimos níveis de exigência do mercado alimentício impõem aos pequenos agricultores medidas estratégicas que garantam o escoamento de sua produção e a sustentabilidade de suas propriedades rurais.
Nesse sentido, as cooperativas rurais aparecem como uma opção viável, uma vez que beneficiam o pequeno agricultor ajudando-o a escoar sua produção e também garantindo a compra de insumos, matéria-prima e suprimentos a preços atrativos. De acordo com estimativas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), 48% do Produto Interno Bruto brasileiro advêm da ação direta das cooperativas rurais, uma prova de que a ação desses grupos é, além de efetiva, essencial para o pequeno agricultor brasileiro.
Quer saber mais a respeito do assunto? Veja neste post como funcionam as cooperativas rurais e quais vantagens elas oferecem aos pequenos agricultores.
Cooperativismo: princípios e papel social
Cooperativas rurais são associações autônomas, compostas de maneira voluntária por produtores rurais e pequenos agricultores, visando o beneficiamento mútuo de seus membros por meio da união de esforços para venda de seus produtos, compra de insumos e capacitação.
Trata-se de uma empresa de propriedade e interesses coletivos, cuja administração acontece de maneira conjunta e democrática. Seus princípios são a ajuda mútua, a solidariedade, a participação democrática e a responsabilidade compartilhada sob a associação.
Além de beneficiarem pequenos agricultores e produtores rurais, as cooperativas rurais representam também um importante instrumento para a segurança alimentar nacional e um dos pilares para a garantia de emprego e atividades no campo. Elas contribuem diretamente para a sobrevivência da agricultura familiar e, com isso, para o combate ao êxodo rural.
Cooperativas agrícolas: vantagens para pequenos agricultores
Entre os muitos desafios enfrentados pelos pequenos agricultores, a comercialização de seus produtos e a compra de insumos e suprimentos necessários para a produção rural estão entre os principais. Como eles competem diretamente com grandes produtores rurais, que entregam seus produtos a preços extremamente competitivos e lucram pelo volume de vendas, o escoamento da produção por meio das cooperativas acaba sendo a melhor forma de garantir a comercialização a preços justos para pequenos agricultores.
Assim, as cooperativas rurais funcionam como depósitos e centrais de beneficiamento e distribuição de produtos. Elas recebem e beneficiam a produção de diversas maneiras – envasamento, produção de alimentos derivados, descascamento de grãos e ensacamento, por exemplo.
Feito isso, repassam ao mercado em volume, o que permite preços mais atrativos também para o comprador final.
Da mesma forma, essas cooperativas rurais adquirem insumos como fertilizantes, sementes e maquinário variado em maior escala, o que permite a compra a preços mais acessíveis e que são repassados aos seus associados.
A troca de experiência entre os associados e a criação de uma rede de negócios interna são outras vantagens das cooperativas rurais. Isso significa, por exemplo, que um produtor de milho e cana de açúcar pode selar uma parceria com criadores gado, avicultores e suinocultores fornecendo-lhes sua produção de maneira direta.
Para o fornecedor, a redução de intermediários e a garantia de escoamento da produção são aspectos extremamente vantajosos. Para o comprador, a garantia de insumos a preços atraentes e advindos de fornecedores confiáveis são as maiores vantagens.
E você, pretende já é ou pretende se associar à cooperativa rural da sua região? Lembre-se também que enquanto associado você terá deveres junto a essa instituição. Portanto, procure se informar quanto às atividades da mesma antes de se associar.